sábado, 13 de março de 2010

Vale do Loire: um cenário de conto de fadas


O Vale do Loire é realmente um cenário de conto de fadas e está localizado bem pertinho de Paris!!! A região além de contar com cidades importantes historicamente, como Orleans e Amboise, possui paisagens incríveis e centenas de castelos que podem ser visitados e outros tantos que funcionam também como hoteis!!!

Nós ficamos duas noites por lá e conseguimos conhecer o basicão. Mas se vc tiver tempo de ficar mais dias, com certeza vai poder aproveitar melhor a região!! Não tivemos tempo de conhecer, por exemplo, o famoso vinho branco que é produzido por lá e nem Orleans e outros castelos que gostaríamos de ter conhecido!!!

Ficamos hospedados a primeira noite em um hotel em Amboise, que era um charme só, Best Western Le Vinci Loire Valley, um dos melhores de toda a viagem e que estava com uma ótima tarifa. Mas, para ficar nele, é necessário estar de carro, já que ele não fica na parte central de Amboise.

Na segunda noite, ficamos no Chateau de La Bourdaisiere. Mas veja bem, não havia a menor necessidade de trocarmos de hotel, só que como a tarifa do Chateau era bem mais carinha e o Lincoln queria muito ficar pelo menos uma noite em um castelo, optamos por ficar a outra noite em um hotel mais barato!!! La Bourdaisiere é um chateau tb aberto para visitações!! O lugar é muito agradável, o nosso quarto era bem bacaninha, mas o café da manhã era caríssimo e muito pobrinho, apesar da sala de café ser linda demais!!! E outro detalhe, não existe restaurante, ou seja, não tem como jantar no hotel!!!

Preste atenção se vc estiver na região em um domingo!!! TUDO fica fechado e as vezes torna-se uma missão complicada achar um lugar para comer e principalmente supermercado para comprar algo. Como não tinha jantar no Chateau, passamos o maior aperto para encontrarmos algo aberto para comer!!! Mesmo nos outros dias da semana, as coisas fecham cedo na região, então não deixe para jantar tarde!!!

São tantos castelos, que é preciso dar uma estudadinha antes de ir!!! Pesquisei muito na internet, além de ter pegado dicas com um casal de amigos que já tinha ido!!! Fiz uma pretensiosa programação de ir em seis castelos em dois dias: Chambord, Blois, Amboise, Chenonceau, Villandry e Ussé!!! Mas só conseguimos ir em 3 e não nos arrependemos, já que os conhecemos com calma!! Quando eu detalhar cada um, vc vai entender porque era dificil deixa-los!!!

AAHHH... não podia deixar de contar que eu fiquei babando de vontade de ter conhecido os muitos campos de girássois que vimos no caminho!! Mas já estavam sequinhos!!! Deve ser simplesmente maravilhoso quando eles estão floridos e pelo que entendemos eles podem ser vistos principalmente em julho e agosto!!!

Mais uma dica importante: Acho o GPS ferramenta fundamental para se otimizar o tempo da viagem já que nem sempre é muito facil encontrar os castelos!!! As vezes ate o GPS se perdia.. rs... umas duas vezes ele nos levou para lugar nenhum!!! Mas nada que nao fosse facil de corrigir, nós só precisavamos dar uma tapeada nele!!!

Agora vou começar a contar sobre cada um dos castelos!!! Vamos brincar de conto de fadas???

9 comentários:

Paloma disse...

Letícia,

Também aluguei um carro com GPS para passear no Vale do Loire. Só que nunca utilizei um GPS e estou na maior dúvida sobre quais as informações que são necessárias lançar para poder chegar até os castelos. Basta colocar o nome do castelo? Ou tem que colocar o endereço? Há boa sinalização nas pistas para chegar até eles?
Outra dúvida: exigiram carteira internacional de motorista?
Agradeço desde já as informações.
Paloma

Le Greco disse...

Paloma, obrigada pela visita!!! Olha no nosso primeiro contato com o GPS apanhamos um pouquinho mas rapidinho nos entendemos com ele!!! So tente aprender a manusea-lo antes de ir para a estrada e peça orientacao no que vc nao entender na loja onde vc alugar o carro!!! Existe a opção de vc escolher o português (de Portugal, claro!!!) e isso facilita muito!! Mas nao se preocupe pq vc vai colocar no GPS o destino, por exemplo, Chateau Chambord e ele vai direitinho, no caso dos castelos nao precisa colocar o endereço!!! Mas o endereço dos hoteis é bom vc deixar anotado em algum lugar facil pq é mais facil chegar pelo endereço do que pelo nome do hotel!!! Recomendo q vcs comprem tb um mapa michelin das estradas da França (vc compra em Paris mesmo, se vc for sair de lá) pq eles sao otimos e caso o GPS nao funcione, vc nao fica perdida!!! Olha eu conto no post anterior a este, uma situaçao que aconteceu e que nos deixou aliviados por ter a carteira internacional... apesar de muitas pessoas falarem que nao precisa, eu nao arriscaria, é super facil de tirar e a taxa nao é alta... vale a pena para vc nao ter dor de cabeça por causa disso!!! QQ coisa pode perguntar, que se eu souber, te ajudo!!!

Paloma disse...

Letícia,

Muito obrigada pelas informações. Como você fez para tirar a carteira internacional de motorista? Foi pela internet mesmo? Eles entregam em casa?

Obrigada,

Paloma

Paloma disse...

Letícia,

Acabei de ler os posts mais antigos e vi que você solicitou a carteira internacional pela internet e que ela chegou pelo correio, né? Você poderia me passar o link?

Obrigada,

Paloma

Ana Catarina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Turista Profissional disse...

Volta e meia recebo perguntas sobre o Vale do Loire, bom que agora posso indicar o seu blog, que já tá com tudo prontinho sobre isso. BoaS viagenS!!!

Le Greco disse...

Paloma, o link do site do detran de Minas é esse aqui: https://wwws.detrannet.mg.gov.br/detran/SolicitaServico.asp?IdServico=40
Mas se vc mora em outro estado, consulta o site do detran do estado que vc mora q deve ter as informções!!! se tiver alguma coisa de diferente me fale para eu corrigir aqui!!!

Ale Fiorini disse...

Letícia,
Estivemos no Loire em junho do ano passado, de carro, e conforme íamos passando pelas estradas, à beira dos rios, e iam surgindo os castelos e vilas... ah! só de lembrar fico sem ar! Parecia que estava DENTRO de um livro de conto de fadas!!!
Sobre a PID, aqui em SPaulo você tem que ir ao DETRAN ou contratar um despachante, pois não é tão simples. Eu contratei um despachante, (quem tirou foi meu marido) e de quebra ainda tivemos que fazer a renovação da CNH dele... gastamos um dinheirão! Mas agora já está tudo zerado prá próxima viagem!
Parabéns pelo blog,
Ale

Lucas disse...

Ola a todos!!!
Estou indo dia 18/01/2011 para beuvais e irei alugar um carro por 8 dias.
Estou pensando em (pelo menos tentar) visitar as seguintes cidades:
Beauvais, Rouen, Giverny, Honfleur, Caen, Bayeux, Cancale, Mont St Michel, Rennes, Saint Malo, Fougeres, Tours, Amboise, Orleans(Vale do Loire) e Chartes.
Escrevendo aqui percebi que sao muitas cidades para 8 dias, hehehe.
gostaria de alguma sugestão se seria interessante tirar alguma cidade e alguma rota que seria interessante.
Agradeço por este expetacular site do qual aprendi muito em diversas viajens ao qual ja pude fazer.
Muito obrigado desde ja.