segunda-feira, 22 de março de 2010

Chenonceau: ficha técnica

Cidades próximas

Chenonceau - Paris: 238km

Chenonceau-Amboise: 14 km

Chenonceau-Blois: 46km

Chenonceau-Tours: 35km

Chenonceau-Chambord: 68km

Estrutura: o estacionamento é um pouquinho pior do que o do Chambord mas é bem grandinho!!! Possui lanchonete e restaurante. O exterior do castelo é lindo e a entrada é de babar com árvores imensas, confira na foto abaixo:



Ingresso: 11,50 euros por pessoa

Horário de funcionamento: todos os dias de 09:00 às 19:30 (lembre-se que este horário pode ser modificado)


Curiosidades sobre o castelo (fonte: wikipedia)

* a sua história está associada a sete mulheres de personalidade forte, duas das quais rainhas da França

* Francisco I (aquele mesmo do Chambord) recebeu este castelo como pagamento por débitos não pagos à Coroa. Após a morte de Francisco I, Henrique II presenteou sua amante Diane de Poitiers com este castelo. Diane foi a inquestionável senhora do castelo, mandando inclusive construir extensos jardins de flores e de vegetais, juntamente com uma variedade de árvores de fruto. Dispostos ao longo do rio, mas protegidos das inundações por terraços de pedra, os refinados jardins foram estabelecidos em quatro triângulos.

* Entretanto, depois da morte de Henrique II, Catarina de Médicis que era sua esposa, expulsou a amante, Diane de lá, mandando-a para o Chateau Chaumont-sur-Loire. Mesmo com a rivalidade, Catarina deu continuidade às obras iniciados por Diane e tornou Chenonceau sua residência favorita. Com a morte do marido, Catarina virou a regente da França e costumava fazer grandes festas na sua mais nova aquisição.

* Como mulher nunca deixa por menos, Catarina mandou construir um grande salão de festas sobre a ponte construída por Diane. Repare na foto o detalhe do salão sobre a antiga ponte.

* Com a morte de Catarina, em 1589, o palácio passou para a sua nora, Louise de Lorraine-Vaudemont esposa de Henrique III. Em Chenonceau, Louise recebeu a notícia do assassinato do seu marido e caiu num estado de depressão, passando o resto dos seus dias vagueando sem destino ao longo dos vastos corredores do palácio, vestida de roupas matutinas entrs sombrias tapeçarias pretas, onde foram cosidos caveiras e ossos cruzados. Nesta fase, as grandiosas festas cessaram, passando o palácio a viver numa permanentemente atmosfera de luto. DETALHE: o quarto atribuído à Louise, retrata bem essa atmosfera e é bem sombrio, é de arrepiar, se vc quiser conferir, fica no segundo andar.

* Outra amante tomou posse em 1624, quando Gabrielle d'Estrees a favorita de Henrique IV, habitou o palácio. Depois desta, foi possuído pelo herdeiro de Louise, César de Bourbon, duque de Vêndome, e a sua esposa, Françoise de Lorraine, Duquesa de Vendôme, e passou tranquilamente pela linha hereditária dos Valois, alternadamente habitado e abandonado por mais de uma centena de anos.

* Depois de muitos anos a propriedade foi vendida para Claude Dauphine, cuja esposa, Madame Louise Dupin, trouxe a vida de volta ao palácio ao receber os líderes do Iluminismo: Voltaire, Montesquieu, Buffon, Bernard le Bovier de Fontenelle, Pierre de Marivaux, e Jean-Jacques Rousseau. Louise salvou o palácio da destruição durante a Revolução Francesa, preservando-o da destruição pela Guarda Revolucionária.



* Lembram-se que Catarina de Médici se tornou regente do reino após a morte se seu marido?? Pois é, ela governou a França a partir do gabinete de Chenonceau. No teto do século XVI, conservado no seu estado original, podem decifrar-se "C"s entrelaçados.



* agora olha o que o marido dela aprontou antes de morrer: O teto da sala dos guardas possui um "H" e um "C" entrelaçados significando Henrique II e Catarina de Médici. No entanto, para mostrar o seu amor por Diane de Poitiers, Henrique mandou criar o teto de forma que parecesse um "D" e um "H". (Acreditam que esqueci da foto?? O jeito é ir la conferir...)

* Reparem na vista da biblioteca... é de tirar o fôlego de lindo!!! Se ler já é bom, ler olhando o rio Cher é melhor ainda

Bom, estas são algumas informações sobre o castelo que eu achei mais bacana no Vale do Loire, se vc tiver tempo para visitar só um, sem dúvida, vá ao Chenonceau.

Nenhum comentário: