terça-feira, 16 de março de 2010

Amboise: eu recomendo

Depois de conhecermos o castelo de Chambord, tínhamos planos de ir para o castelo de Amboise já que dormiríamos nesta cidadezinha e o castelo fica localizado na própria cidade. A estrada entre Chambord e Amboise é muito linda e por alguns momentos vamos margeando o imenso rio Loire... nos encantamos tanto com o caminho que acho que andamos mais devagar do que havíamos planejado!!! Acabamos chegando um pouco tarde em Amboise e resolvemos ir direto para o hotel para depois tomarmos providências para jantar, já que já tinham nos avisado que os restaurantes não ficam abertos até tarde!!!

Nosso hotel como já contei aqui era muito bacana e ficava localizado em uma parte não muito central de Amboise, o que implica em duas coisas, primeiro um local muito agradável e silencioso e segundo a necessidade de carro para se deslocar!!!

Check-in feito e lá fomos nós conhecer um pouquinho da cidade!!! Passeamos à beira do rio que passa dentro da cidade, curtindo um belo por do sol e depois resolvemos ir até o castelo pelo menos para vê-lo por fora já que não dava mais para entrar por causa do horário!!! E essa foi uma ótima decisão já que aos pés do castelo existe uma espécie de pracinha com lojinhas, patisseries e restaurantes que é um charme só, vejam as fotos e tirem suas conclusões!!! Resolvemos jantar por lá em uma mesinha na calçada e foi um jantar muito agradável já que o dono do restaurante era uma figura!!!





Enquanto jantávamos tivemos uma boa surpresa: um grupo de pessoas vestidas com roupas medievais estavam caminhando para o castelo para uma festa!!! Foi muito bacana ver aquele grupo todo fantasiado e a festa deve ter sido muito interessante!! O dono do restaurante em que estavamos nao falava ingles muito bem mas pelo que entendemos isso acontece com frequencia, principalmente com grupos de turistas!!! Depois que voltei, fui pesquisar sobre isso e realmente existe essa possibilidade!!! Interessante, ne??? Mais informações no site do castelo.

Gostaríamos de ter conhecido o castelo e a mansão Clos Lucé que está localizada a 500 metros do chateau e ligada a ele por uma passagem subterranea. Foi nesta casa que Da Vinci passou seus últimos anos de vida. Hoje, ela é um museu que mostra a história da região e que abriga máquinas projetadas por Da Vinci. Se vc já teve a oportunidade de conhecer o castelo ou a mansão conte-me suas impressões!!!

6 comentários:

Ale Fiorini disse...

O Château du Clos-Lucè fica bem perto (500m) do Castelo de Amboise, mas recomendo ir de carro pois fica numa colina. É aberto à visitação, vc pode entrar até certa parte dos jardins sem pagar. Para dentro do Château e todo o jardim, onde há réplicas das invenções de Da Vinci, paga a entrada. É bonito, mas acho que com tempo curto só uma olhada por fora já está valendo.
Já o Château Royal de Amboise é a coisa mais linda. POr dentro é meio vazio, e se vc entrou em Chenonceaux nem se compara... mas ainda assim é lindo e vale entrar. Tb no Chateau tem a tumba de Leonardo da Vinci (na capela), os jardins, árvores centenárias, e uma vista incrível do rio Loire e da cidade de Amboise, cheia de charme e lindíssima. Olhando Amboise de cima vc se sente no primeiro mundo, de tão limpa e bonita. O Castelo tem uma visita guiada à noite, às masmorras, à luz de tochas... bem medieval e muito legal! Vc pode agendar pelo telefone (em francês somente) ou, na bilheteria, comprar o tkt (se me lembro, inicia às 16hs), não há necessidade de ser com antecedência.
A cidade por si já vale a visita, andar pelas ruas, restaurantes bons e não tão caros, adegas com bons vinhos, e, se der sorte como demos, um show de música na praça em frente à entrada do Château... no nosso caso era rock, e visitamos o Castelo ao som de Rolling Stones com sotaque francês!!!

Le Greco disse...

Ale, obrigada pelas contribuiçoes!!!

Adriana disse...

Olá Leticia, td bem???
Assim como vc, iniciei meu blog neste ano, inspirada por todos blogeiros maravilhosos que sempre nos ajudam...
Parabéns pelos posts!!!
Quando puder, venha me visitar:
http://carrosseldesonhos.wordpress.com/
beijos,
Adri.

Letícia disse...

oie!
ainda to nos posts iniciais... e algumas fotos não podem ser aumentadas :( queria tanto ver os detalhes do jardim, dos vitrais...

Unknown disse...

Que legal, Lê!
O Riq, do VnV, fez um post sobre o seu blog, nesse post aqui!
Parabéns! Seus relatos estão ótimos!

Unknown disse...

Estivemos no Clos-Luce em set/2009, e realmente vale a visita. Dentro do Chateau voce aprende muito da vida, invencoes e estudos do Leonardo, e no jardim voce interage com varios brinquedos em tamanho natural.
Mas o mais legal de nosso passeio foi que estavamos hospedados em Chenonceau, alugamos duas bikes e pedalamos ate Amboise, atravessando os famosos vinhedos da regiao.
Ao inves de voltarmos pedalando, continuamos na estrada margeando o rio, e pegamos o trem com as bikes e tudo para voltar ate o hotel no final do dia.
Quem quiser viajar por essa regiao recomendamos fortemente se hospedar no Le Bon Laboureur. Alem do hotel ser o maximo, voce esta a 5 minutos caminhando ate o Chateau Chenonceau.

Celso e Rachel