domingo, 14 de março de 2010

Chambord: o grandalhão!!!!

Veja bem o que nos aguardava...

A nossa idéia era sair de Paris bem cedo para conseguirmos conhecer 3 castelos em um dia!!! Hoje fico rindo sozinha da nossa pretensão porque às vezes calculamos nossa viagem esquecendo da logística das coisas!!! E não adianta... as vezes as dicas dos conhecederos de viagens são igual conselho de pai e mãe... a gente teima em não seguir para depois, sem dizer para ninguem, reconhecer lá no fundo, que eles tinham razão!!!

Pois bem, agendamos a retirada do carro em Paris, para bem cedinho, 8 horas da manhã!! A idéia era sair no máximo as 9 horas!!! Eu fiquei no hotel arrumando as coisas enquanto o Lincoln foi buscar o carro!!! Só que ele demorou MUITO para voltar e eu sei noticias nenhuma, aflita, afinal não tínhamos celular!! Fiquei sentada na recepção do hotel impossibilitada de conversar já que meu francês inexistente e meu inglês sofrível não me permitiam estabelecer qq diálogo!!
Final da história: o Lincoln só foi aparecer quase 11 horas da manhã (menos um castelo na programação)!!! O motivo da demora? Aquilo que todo mundo já te diz q vai acontecer: transito da cidade + GPS que resolve nao funcionar em alguns lugares + turista perdido em uma cidade com sinalizacoes diferentes!!! Mas o dia estava começando e o bom humor precisava continuar... e então nos despedimos de Paris para irmos para a segunda parte da viagem: o Vale do Loire!!!

A viagem até o Vale do Loire é muito tranquila, difícil mesmo foi sair de Paris!!! Não duvide quando alguem te disser para não usar carro alugado em cidade grande... vc pegar engarrafamento nas férias é um saco e tenho dito!!!!

O GPS nos levou com perfeição até o castelo de Chambord!!! Ao chegarmos, precisávamos comer algo já que estavamos sem almoço!!! Fizemos então um lanchinho na entrada do Castelo!! Sim, todos os chateaus que conhecemos tinham lanchonete, o que é um quebra-galho quando vc ainda não conseguiu comer!!! Afinal, sanduiche de baguete sempre vai bem e da uma sustentada boa para a "bateção" de pernas!!! Mas não espere um lanche baratinho!!!


O Chambord possui um estacionamento bem grande o que facilita o quesito "o que fazer com o carro"!!! Na hora que você chega, vc não vê aquela imagem da foto lá de cima!!! A entrada é digamos um pouco mais humilde!!! Sem dúvida, o Chambord é o castelo mais bonito em termos de construção .... é aquele que tem mais cara de conto de fadas quando vc o vê por fora!!! Mas por dentro, ele não me empolgou!!! A imagem do interior de Versailles ainda estava na cabeça e por dentro ele é muito mais bonito que o Chambord!! Se conseguissemos colocar a sala do Rei lá do Louvre dentro do Chambord ele ficaria com um cenário perfeito!!! Mas no próximo post eu contarei um pouco da história deste grandão para vc entender o porque dele não ser tão lindão por dentro!!!

Percorremos o interior do Chambord, observando os detalhes, por isso, sugiro que você leia sobre os castelos antes de ir, fica muito mais divertido!!! A vista dos andares mais altos é linda e tem um terraço de onde vc pode admirar a paisagem, olha só:

Ahhh... se vc for em uma época mais fria, o casaco vai ser util dentro do castelo, já que lá dentro é bem frio!!!!

Depois de conhecermos o castelo por dentro fomos passear pelo seu exterior, que como o castelo, é enorme!!! A caminhada é agradável mas não se compara à beleza dos castelos que ainda íamos conhecer!!! Na caminhada externa você vai achar uma pontezinha e depois de atravessa-la e caminhar um pouquinho vai encontrar um lugarzinho para sentar e descansar na melhor posição para admirar a imensidão do castelo e de onde vc vai fazer as mais belas fotos!!! A primeira foto deste post foi tirada neste cantinho!!!

Como você pôde perceber, gastamos um bom tempo conhecendo o castelo!!! Tem jeito de conhecê-lo mas rápido??? Aahhh tem... com certeza!!! Mas foi bom aproveitar para curtir com calma!!! Mas isso significou menos um castelo na nossa programação!!! Bem que ainda tentamos chegar em Amboise com tempo de conhecer o castelo de lá, mas não foi possível!!! Já, já te conto sobre essa charmosa cidadezinha, mas antes vamos fazer uma ficha técnica sobre o grandalhão???

Nenhum comentário: