domingo, 7 de março de 2010

O que eu gostaria de te dizer sobre Paris...

Na minha opinião, Paris é uma cidade para ser vivida e que tem cheiro, cor, sabor e trilha sonora!!! Foi amor à primeira vista e para este tipo de amor, não há muita explicação!!! Acho que todos temos uma cidade de estimação e eu já achei a minha!!!

Se vc vai para lá, não se preocupe apenas em visitar os famosos pontos turísticos como o Louvre ou a Torre!!! Tire um tempo para andar despretensiosamente, se perca nas ruas, principalmente nos bairros mais gostosos como o Marais, Saint-Germain e Montmartre!!! Separe um tempo para comer uma baguete em um gramado de algum jardim ou para simplesmente sentar em alguam cadeirinha de alguns dos muitos jardins e ver a vida passar, observando os parisienses, que provavelmente estarão descansando como vc!!! Te garanto que assim, vc vai conhecer uma Paris apaixonante!!!

ONDE FICAR - Paris é dividido em arrondissement (bairros) que, se não me engano, são numerados de 1 a 20. Em quase todos os lugares que pesquisamos, as sugestões são quase unânimes, ficar nos bairros de 1 a 6 que são os mais centrais, destes vemos que as pessoas possuem preferência pelo Marais (3), Quartier Latin (5), Saint-Germain (6), que são sem dúvida os bairros mais charmosos e onde vc vai ficar muito bem localizado!!! Nós ficamos na divisa entre 1 e o 4, que também é uma ótima localização, mas não tão charmosa quantos os outros!!! Eu sei que vc vai achar tarifas muito melhores em bairros mais afastados, mas sinceramente, vale a pena pesquisar para ficar em um desses locais, e com paciência vc vai achar algo que realmente vale a pena. No site www.conexaoparis.com , vc vai encontrar muitas opções nessas regiões!!! Se vc conseguir um hotel proximo a uma estação de metrô, melhor ainda, já que o metrô de Paris te leva para todos os lugares com muita facilidade!!!

MUSEUM PASS - O passe para atrações de Paris é muito bacana. Com ele, vc poderá furar fila em vários lugares, já que existem entradas separadas para quem possui este passe!!! Isso nos faz economizar muito tempo que poderia ser disperdiçado em filas, principalmente no palácio de Versailles e no Louvre. Além de economizar na fila, vc tb economiza em dinheiro, se o seu planejamento incluir conhecer várias atrações. Tem-se a opção de comprar o passe para 2, 4 e 6 dias. Vc pode encontrar informações aqui: http://www.parismuseumpass.com/en/home.php

CAFÉ DA MANHÃ: Acho que na maioria dos casos, não vale a pena pagar o café da manhã oferecido pelo hotel!!! Em Paris, vc vai encontrar muitas patisseries espalhadas pela cidade, onde vc poderá tomar um café da manhã mais barato e mais gostoso do que o do hotel!!!

SOUVENIRS: Na região de Montmartre achamos as lembrancinhas mais baratas, inclusive camisas bem bacaninhas e com um preço ótimo!!!

A LÍNGUA: A grande maioria das pessoas que conheço sempre se preocupam com a questão da comunicação em Paris, já que os franceses são famosos por não serem cordiais a perguntas, principalmente quando feitas em inglês!!! A nossa experiência foi muito boa, com raros momentos de encontros com franceses insuportáveis!!! MAS, lembre-se, sempre, em qualquer lugar, antes de começar a falar em inglês, chegue cumprimentando em francês com um delicado Bon Jour Madame/ Bon Jour Monsieur e complemente com um Je ne par le pas français!!!! Na maior parte das vezes as pessoas aceitarão falar em inglês numa boa e se perceberem que vc é brasileiro, melhor ainda!! Notávamos que as pessoas gostavam de descobrir que eramos brasileiros!!! Agora, claro que ir para Paris falando francês deve ser tudo de bom!!! Se vc se apaixonar pela cidade, provavelmente vai ter vontade de voltar falando a língua dos locais!!!!

IDA AOS MUSEUS: Os museus possuem um dia em que ficam abertos até mais tarde, se não me engano até por volta das 21 horas!!! Recomendo que vc pesquise e escolha este dia para conhecer museus como o Louvre ou o Orsay!!! Chegamos mais tarde e percebemos claramente a diferença de movimento e como ficou mais agradável caminhar depois que a massa dos coleguinhas turistas já foi embora!!!

PESQUISE: Leia bastante antes de ir!!! Quando fomos para Paris, eu ja tinha o mapa da cidade na cabeça de tanto ler, olhar, a minha viagem começou bem antes de chegar lá!! Não deixe de consultar o www.conexãoparis.com.br que é um site escrito por uma brasileira que mora há muitos anos em Paris... as dicas dela são ótimas!!!!

METRÔ: é muito fácil aprender a usar o metrô de Paris e através dele vc chega nos principais pontos com muita tranquilidade!!! Compramos um passe chamado Paris Visite, vc pode obter mais informações sobre ele aqui: http://pt.franceguide.com/viagens-tematicas/turismo-na-cidade/Paris-Visite.html?NodeID=120&EditoID=69798
Nós não prestamos atenção que compramos o passe que só abrangia 03 zonas e por isso tivemos que pagar uma taxa extra de 8,80 euros para ir a Versailles, considerando a ida e volta. Mas de todo jeito foi melhor ter comprado este passe já que o que abrangia as 06 zonas teria ficado mais caro. Entretanto, se vc for usar o RER para ir para outros locais, incluídos no Paris Visite, talvez vale a pena comprar o passe que abrange as 06 areas, se informe e faça as contas!!!

GASTOS: Paris definitivamente não é uma cidade barata!!! Mas conseguimos sobreviver bem com 75 euros por pessoa/ por dia!!! Mas nesse valor não está incluída a hospedagem que ficou por 102 euros por dia para o casal!!!
Mas com 75 euros por dia, dava para tomar cafe da manhã, fazer um lanche bacaninha, comer uma bobeirinha e ainda comprar souvenirs!!! Nas 4 noites que estivemos por lá jantamos em lugares bacaninhas mas com preços razoáveis!!! Ou seja, da sobreviver sem exageros!!!

Colocarei aqui alguns valores de algumas coisas que antes de ir eu ficava querendo saber para fazer as contas, quem sabe te ajudo!!! Mas lembre-se que minha viagem foi em setembro/ outubro de 2008!!!

- ônibus Air France (partindo do aeroporto): 14 euros por pessoa
- Jantar no Pied au Cochon: 65 euros
- Café da Manhã em uma patisserie (suco, cafe e dois pain au chocolat): 5,70 euros
- Museum Pass para 04 dias: pagamos 45 euros por pessoa
- Torre Eiffel (que nao esta incluida no Museum Pass): 12 euros por pessoa
- Paris Visite (passe do metrô para 03 dias para 03 zonas, ou seja, nao inclui Versailles nem Disney): 19 euros por pessoa
- Jantar na Champs Elysee (menu): 100 euros
- Lanche no Louvre (NAO FAÇA ISSO): 33 euros
- Carrinho para passear em Versailles: 30 euros
- Bicicleta para passear em versailles: 7,50 euros

Bom, é isso, aqui termino meus relatos sobre Paris!!! E logo, logo vou colocar aqui a nossa experiência de viajar de carro pela Europa, começando pelo Vale do Loire!!! Aguardem...

2 comentários:

Ana disse...

Muito boas as suas dicas e me tranquiliza saber que com 75 euros dá para se divertir por lá.Onde vc se hospedou?

Le Greco disse...

OI Ana... me hospedei no hotel Victoria Chatelet.. é um hotel simples mas limpo e muito bem localizado!!! eu recomendo ate pq uma das recepcionistas falam portugues!!! Se vc mandar email em portugues eles te respondem... achei isso otimo!!!