sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Torre, o Louvre, o Arco... uma maratona!!!


Tínhamos programado ir para a Torre Eiffel bem cedinho para não pegarmos fila para subir!!! O dia amanheceu frio, cinzento e nublado!!! Tentei de todas as formas convencer o Lincoln a deixarmos para subir no dia seguinte, mas não adiantou pq ele queria subir naquela manhã de qualquer jeito!!! Tudo bem, acho que lá é lindo de qualquer jeito mas se vc conseguir subir em um dia com o céu limpo, vai conseguir enxergar muito, muito mais longe!!!

Como saímos bem cedinho, pegamos o metrô MUITO lotado... hora do rush!!! Como boa turista, estava achando o máximo ver a movimentação rotineira dos parisienses!!! E apesar de estarmos espremidos, adorei ir reparando tudo!!!!

Como chegamos bem cedo na torre, não pegamos fila nenhuma, na verdade chegamos quando ela estava abrindo e fomos os primeiros a subir junto com mais uma meia dúzia de coleguinhas turistas!!!

Você tem a opção de ir so até o primeiro andar ou até o mais alto. Para ir até o mais alto, claro que você paga mais!!! Escolhemos a segunda opão, mas antes paramos no primeiro para dar uma olhadinha!!! Aí vc ja tem uma noção da maravilha que é ver Paris de cima!!! Apesar da super neblina que pegamos por causa da cabeça dura do Lincoln, achamos muito bonito, afinal, Paris é bonita mesmo com o dia nublado!!! Mas vamos combinar que como sou uma apaixonada por esta cidade, não sirvo de parametro!!!! Como ainda estava vazio, curtimos bastante e conseguimos ver com calma todos os ângulos!!!

Depois de admirarmos, fomos nós lá pra cima!!! O elevador é bacana demais, mas se vc tem medo de altura, provavelmente vai ficar aflito!!! Realmente, só comprovamos o que já tínhamos visto antes, ter Paris sob os seus pés é tudo de bom!!!!!!!!!! Lá em cima, vc pode procurar os pontos turisticos observando um mapa que fica em um painel!! Ficamos então brincando de procurar os lugares!!! E assim... passamos um bom tempo por lá!!! Realmente valeu a pena chegar cedo pq depois de um tempinho começou a encher de coleguinhas e aí foi ficando um pouco chato disputar espaço!!! Quer um conselho? Vá o mais cedo q vc puder e a Torre vai ser quase toda sua!!! Rs AAHHH... claro que o tempo nublado deve ter ajudado a não pegarmos a torre muito cheia no começo!!!


Depois que descemos, resolvemos tomar um café embaixo da Torre, pq os turistas malucos aqui subiram a Torre sem comer nada e nem lembraram disso!!!! Rs Mas, olha, o café embaixo da Torre é legal mas é caro, entao só faça isso, se vc estiver muito esfomeado e não conseguir chegar em outro lugar!!!!

Depois de estarmos devidamente alimentados, resolvemos andar pelo Campo de Marte até o Invalides!!! Foi uma caminhada super gostosa!!! E conseguimos lindas fotos com a torre ao fundo!!!

Preciso explicar que o Lincoln estava adorando ver tudo sobre Napoleão, então não podíamos deixar de entrar no Dôme, onde encontra-se o túmulo da figura!!! O prédio é lindo demais, é de babar!!! Dizem que Napoleão falava que um dia todos iam se curvar diante dele, pois bem, para vermos o túmulo, quando chegamos no salão, precisamos nos curvar!!!! O Lincoln ficou tão empolgado que até pegou um daqueles "audio guide" para entender melhor o lugar!!! Em alguns lugares esses guias de audio são gratuitos!!! Vimos tb a igreja que fica dentro do prédio (Église du Dôme), que por sinal, é muito bonita, toda clarinha e com um órgão maravilhoso!!!



Então, caí na bobeira de comentar com o Lincoln que fazia parte do complexo do Invalides, onde estavamos, o museu das Armas!!! Pois é... esqueci que meninos gostam de ver armas e aí, fui eu, como boa esposa que sou, acompanhar o meu empolgado marido no Museu das Armas!!! Meu Deus, pq tanta fascinação por aquilo??? rs eu simplesmente não conseguia mais tirá-lo de lá!!! E aí, confesso que foi batendo um super mau humor de estar agarrada naquele lugar!!! Vcs meninos que me leem, provavelmente vão gostar, mas acreditem que com raras exceções, suas mulheres vão achar um saco!!! Mas uma hora ou outra nesta viagem, terei a chance de me vingar... rs!!!!

De lá, seguimos para o museu Rodin!!! Imperdível, é com certeza uma das preciosidades de Paris!!! Além das deslumbrantes obras de Rodin, como o famoso "O pensador", podemos desfrutar de um jardim muito agradável e bonito!!! É um programa muito bacana!!!

O plano era sair de lá e comer algo e descansar no jardin de Tulleries (que fica na frente do Louvre)!! Só que como ficamos MUITO tempo no museu das Armas, tivemos que dar uma acelerada pq eu tinha marcado de encontrar com minha prima às 15 horas lá no Louvre!! Sem celular para falar que íamos atrasar, o jeito era cortarmos o lanche programado!!! Mas resolvemos caminhar do Invalides até o Louvre e para quem já conhece Paris, deve lembrar que é uma SUPER caminhada!!! Mas foi recompensadora!!! Pq no caminho passamos pela ponte Alexandre III, que é uma das pontes mais famosas e bonitas de Paris, vimos o nosso querido amigo Sena, com quem não cansavamos de nos encontrar, passamos pela Praça da Concórdia e então atravessamos já atrasados o Jardin de Tulleries... que realmente merecia que tivéssemos parado, curtido e tido tempo de conhecer!!!!

Conseguimos encontrar com minha prima assim que chegamos!! Como tínhamos o Museum Pass, não precisamos enfrentar fila!!! Mas também, optamos por ir ao Louvre na quarta-feira, que é o dia em que ele fica aberto até bem mais tarde!! Tinha recebido a dica, que se vc chega lá mais tarde, vc consegue caminhar no museu mais vazio, o que é mais agradável!!! Então resolvemos experimentar esta dica!!! MAS, antes de entrar, um problema, não tínhamos almoçado, nem lanchado por aí, então antes de enfrentarmos a maratona do Louvre, precisavamos comer algo e inocentemente fomos para a lanchonete do museu!!! Cuidado, é um roubo de tão caro!!!! Um lanchinho muito simples, ficou em 33 euros!!! Viu como o museu das armas saiu caro???? ahahahahahaha

Como todos sabem , o Louvre é uma imensidão só e é impossível conhece-lo de uma vez!!! Por isso, é importante escolher as alas q você deseja conhecer!!! Começamos pelas antiguidades egípcias e seguimos vendo as gregas e romanas!! Vimos algumas pinturas italianas e francesas, a maior parte renascentistas e enfim, chegamos na famosa Monalisa!!! Como já era um pouco mais tarde, a sala não estava tão cheia e conseguimos vê-la com um pouco menos de confusão em volta!! O Lincoln ficou decepcionado com o tamanho e a distância que ficamos dela!!! De lá, já cansados e há algumas horas lá dentro, resolvemos escolher a última ala para conhecer e fomos na sala de relíquias dos reis e no apartamento de Napoleão!! Quando eu li sobre o Louvre, não vi muita gente falando desses dois lugares!! Mas foram os dois que mais gostei!!! É muito bonito!! Achei que valeu a pena demais!!!!

Ao sairmos do Louvre, provavelmente depois de umas 3/ 4 horas lá dentro, fomos presenteados com um lindo por-do-sol!! Demos uma descansadinha admirando o exterior do Louvre e o Jardin de Tulleries!!



E o Lincoln, que não cansa fácil, propôs de irmos até o Arco do Triunfo!!! Achei que ele estava brincando depois de um dia tão cheio!!! Mas ele queria mesmo!! E aí fomos nós, de metrô para o Arco!!! Chegamos lá à noite!! E os turistas bobões, custaram a encontrar a passagem subterrânea que leva até lá!!! Para quem não sabe, o Arco fica no meio de várias avenidas que partem dele, da ate para ficar tonto!!! São ruas movimentadissimas!!! Entao para chegar, so pela passagem subterranea!! Acho melhor não ser doido de tentar chegar de outro jeito!!! Não satisfeito de ver, ele quis subir!! Meu marido é empolgado mesmo!!! As escadas dão uma cansadinha mas da para subir!!! Realmente a vista de lá é bem bacana!! E mais uma vez ficamos paquerando a torre Eiffel acesona e piscando!!! Lindo!!!

Vc acha que nosso dia acabou??? nã, não!!! Precisávamos jantar, então tivemos a brilhante idéia de caminhar pela Champs Elysees e comer algo por lá!!! São muitos restaurantes e os preços não são em conta!! Mas como tínhamos planejado um jantar mais bacaninha algum dia, resolvemos que seria ali mesmo!!!

A esperta aqui não anotou o nome do restaurante!!! Mas adoramos... o menu (entrada, prato principal e sobremesa) estava divino!!! Comi um cremé brulle que era para comer ajoelhado de tão bom!!! E para melhorar, o garçom logo viu que eramos brasileiros, ficou na maior prosa em inglês e nos atendeu super bem!!! Viu que existem franceses simpáticos????

2 comentários:

Silmara Colombo disse...

Deve ter sido uma viagem dos sonhos!!

Unknown disse...

Obrigada pelas dicas...naum sei se aguento tudo assim, mas vou tentar na quarta, 11.

Abs