quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Descobrindo Paris!!!

Nosso segundo dia começou muito bem, com um café da manhã muito bem tomado em uma patisserie que achamos perto do hotel!!! Foi lá que descobri uma grande paixão: PAIN AU CHOCOLAT, que dai em diante virou minha refeição favorita e indispensável!!! Se um dia alguem me perguntar se Paris tem gosto, responderei que pra mim tem gosto de pain au chocolat!!!!

Iniciamos entao nossa caminhada pelos arredores e de repente, nos deparamos com ele: O Rio Sena!!!! E cada vez que me deparava com ele, parecia a primeira vez, de todos os ângulos, de todas as formas, lindo de morrer!!! Fomos apresentados ao Sena com um vento bem, bem frio, típico de Paris!!!! Podia ser melhor????



Depois de admirarmos, fotografarmos, fomos para a linda Catedral de Notre Dame!!! Antes de entrarmos, passeamos bastante por fora e no jardim que está na parte de trás da Catedral!!! Eu adorava reparar nos parisienses, várias criancinhas lindas brincando!!! E outra coisa que adorei: as folhas de Outono!!! Como são lindas as arvores amarelinhas, não cansava de fotografá-las!!!
Próximo à entrada da Notre Dame, esta encravado no chão o ponto zero, do qual são medidas as distâncias na França!!! As pessoas davam duas voltinhas em cima dele, não sabíamos porque mas como bons turistas, resolvemos fazer o mesmo!!! Rs

Não é necessário pagar para conhecer a Notre Dame, é só entrar e babar!!! Lá dentro tem uma sala onde ficam guardadas algumas relíquias da Catedral!!! Para conhecer essa sala, é preciso pagar, quando fomos o ingresso custava 3 euros!!! Tudo muito dourado, riqueza mesmo e dizem que a coroa de Cristo está ali, guardada e pelo que li, so na primeira sexta de cada mês ela é exposta!!! Sinceramente, foi interessante, queria ter visto a coroa, mas nao sendo a primeira sexta, eu guardaria os 3 euros para um pain au chocolat!!! rs
Seguimos então para a Conciergerie, que serviu de prisão durante a Revolução Francesa, abrigando, por exemplo Robespierre e Maria Antonieta!!! O objetivo de ir até lá era principalmente para comprarmos o Paris Museum, o passe para vários museus e pontos turísticos do qual falarei mais pra frente!! Não pegamos nenhuma filinha e já que estavamos lá mesmo, resolvemos entrar!!! Lincoln adorou, eu achei sombrio demais e fiquei um pouco aflita lá dentro!!! As antigas celas possuem bonecos que podem assustar os desavisados!!! rs Achei o máximo ver grupos de alunos tendo aula de historia lá!!! Bacana demais saber da história no lugar em que ela aconteceu!!!

Íamos para a Saint Chapelle, mas ao chegarmos lá, vimos que ela fechava no horário de almoço!!! Resolvemos então caminhar pela região e acabamos indo até a Ile St-Louis!!! Que lugar delicioso!!! Muitas lojinhas, restaurantes e a tradicional sorveteria Berthillon!!! Tem uma lojinha de coisas de casa que pode te levar à falência, a Pylones. Almoçamos por lá e comemos um omelete divino... sim, um omelete!!! O omelete era imenso e delicioso e foi devidamente devorado acompanhado de um delicioso vinho rosé gelado, outra boa descoberta de Paris!!! A partir daí, resolvi experimentar os vinhos rosés de todos os restaurantes!!! AMEI!!!
A Ile St-Louis é um otimo lugar para passear: pequena, aconchegante e ali bem pertinho dele, do Sena!!! Que aparece em mais uma de suas belas exibições!!!! Este Sena é exibido mesmo!!! E aí o jeito foi parar e tomar um sorvetinho Berthillon olhando o Sena mais uma vez!!!! AAHH.. vc quer saber o que achei do sorvete??? é bom, mas não é isso tudo que eu esperava, a Italia me reservava gelatos mais saborosos!!!
Terminado o ritual de almoço e descanso, seguimos de volta para a Saint Chapelle!!! A fila estava imensa e fiquei encasquetada do porque tinha que ficar na fila se eu tinha o Paris Museum!!! Mas aí depois entendi, não tem jeito, a fila é necessária já que a Saint Chapelle fica dentro do Palais de Justice e por isso, todos temos que passar pela rígida segurança!!! Enquanto isso ficamos observando o entra e sai do Palais de Justice, vimos até juízes togados, ou seja, com roupinhas de juiz!!! rs

A fila demorou um bocadinho mas ao chegar lá dentro fomos recompensados pela maravilha desta linda igreja!!! Que vitrais maravilhosos!!! São mais de mil cenas bíblicas que vão do genesis ao apocalipse!!! Vale a pena ter um guia (de papel mesmo) que ajude a achar os vitrais!!! Seu pescoço vai doer, mas por um bom motivo!!!! É imperdível!!!!


Depois de babarmos muito, resolvemos pegar o metrô, pela primeira vez e irmos até o Quartier Latin, um dos bairros mais falados de Paris!!! Este é o típico bairro dos estudantes!!! Animadíssimo e com a deslumbrante Sorbonne, sede da Universidade de Paris!!! Fiquei apaixonada pela região!!! Aproveitamos para conhecer o Pantheon!!! Mais uma linda construção onde estão os túmulos dos grandes heróis do país!!! Se estiver passando por lá, nao deixe de entrar, é lindo!!! Voltaire e Rosseau são apenas alguns dos grandes homens que estao descansando ali!!! Lá também estão pintados alguns fatos históricos, como por exemplo, a história de Joana D´arc!!! Pinturas lindas!!!
Então, resolvemos que era hora de desacelerar e escolhemos o melhor lugar para isso, o Jardim de Luxemburgo!!! Mas antes, decidimos que faríamos nosso primeiro piquenique parisiense!!! Caminhamos pela Boulevard Saint Michel, muito agradavel por sinal e compramos vinho, copos e um típico sanduíche de baguete!!! E devidamente equipados seguimos para o Jardim de Luxembrugo e definitivamente foi um programão!!! E te falo, se vc for à Paris, não deixe de fazer algo do tipo porque esta é uma das situações que não tem preço!!! E assim, vc talvez descubra porque Paris é para se apaixonar mesmo!!!!! Infelizmente, uma chuvinha intrometida, nos fez sair antes do programado, mas antes que ela realmente incomodasse ainda conseguimos dar uma volta por lá, para ter certeza que ainda precisamos voltar muitas vezes!!!!
O objetivo era chegar na Torre antes do anoitecer para acompanharmos ela acendendo aos poucos!!! Mas nos perdemos, no bom sentido, pelas ruas de Saint Germain des Prés, outro bairro delicioso e recomendadíssimo de Paris!!! Vimos cafés famosíssimos como o Cafe des Flore e o Les Deux Magots, estavam os dois lotados e nem pudemos ter o gostinho de sentar em um deles!!! Este predinho da foto, virou meu desejo de casa em Paris... rs... afinal, sonhar não custa nada!!!!

Então fomos de metrô para a Torre!! Como todos recomendam, fomos para o Trocadero, de onde pode-se ver a torre da melhor maneira!!! Só diga uma coisa: é de arrepiar!!! A primeira vez que você vê, é realmente emocionante!!! De tempos em tempos ela pisca e todo mundo aplaude e vc arrepia de novo!!! Quando fomos, ela estava com luzes azuis, já que a França estava na presidencia da União Européia naquele ano!!! E foi ali que terminamos nosso dia, vendo a torre piscar e comendo um delicioso crepe de chocolate!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

OI Le, to adorando seu blog. Ta me dando vontade de arrumar as malas e ir para Paris novamente!!!
Beijos,
Emilia