quarta-feira, 21 de abril de 2010

Villandry: ficha técnica

Ao conhecer o Villandry, você terá a opção de explorar só os jardins ou os jardins e o castelo propriamente dito! Portanto, você pode comprar o ingresso so para a parte externa. Como disse no post anterior, essa foi nossa opção, já que tinha lido muitos comentários na net de que o interior do castelo não valia muito a visita!!! Se você gosta só de chegar, dar uma olhada e ir embora, talvez até valha a pena entrar no castelo, mas na minha opinião os jardins merecem um tempinho para serem aproveitados, curtidos mesmo!!!! Então deixa eu colocar aqui algumas informações básicas que podem te ajudar na hora de passear por lá!!!


Cidades e castelos próximos (fonte: http://www.viamichelin.pt )

Villandry - Paris: 266 km
Villandry-Amboise: 56 km
Villandry-Blois: 94 km
Villandry-Tours: 32 km

Villandry-Chambord: 108 km
Villandry-Chenonceau: 55 km

ESTRUTURA: Não existe estacionamento que faça parte do Castelo, como no Chenonceau e no Chambord. Ou se tem, não vimos nada parecido com um estacionamento. O Villandry fica localizado em uma rua relativamente estreita e de mão dupla e às vezes estacionar pode ser um pouco difícil. Claro que vocês devem considerar que fomos em um domingo, que acredito ser um dia mais cheio mesmo. No pátio do castelo, na área dos jardins há uma lanchonete/ restaurante bem grandinha, mas achamos a mais cara das três que fomos!!! Parece que com frequência eles realizam feiras com os produtos que são produzidos nos jardins!!! Quando fomos, tinha musica e outras atividades!!!

INGRESSO: 6 euros por pessoa (SÓ para os JARDINS)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Todos os dias de 9 às 18 horas. (esses horários podem ser modificados).

SITE: http://http//www.chateauvillandry.com/


CURIOSIDADES SOBRE O CASTELO (fonte: Wikipedia)


* O Château de Villandry, terminado cerca de 1536, foi o último dos grandes castelos construídos nas margens do Rio Loire na época do Renascimento.


* O ministro das finanças do reinado de Francisco I adquiriu o terreno onde seria erguido o castelo e para construi-lo, mandou arrasar uma velha fortaleza do seculo XII da qual restam apenas as fundações e a torre de menagem que se encontra por trás do cour d'honneur (pátio de honra). Foi nesta fortaleza que teve lugar, no dia 4 de Julho de 1189, a "Paix de Colombiers" (Paz de Colombiers - sendo Colombiers o nome de Villandry na Idade Média), no curso da qual Henrique II, Rei de Inglaterra, veio à presença de Filipe II, Rei de França, reconhecer a sua derrota.


* Em 1906, o Château de Villandry foi comprado pelo Dr. Joachim Carvallo, um médico nascido bisavô dos atuais proprietários. Este abandonou a sua brilhante carreira científica para se consagrar unicamente a Villandry. Deste modo, salvou o palácio, que se encontrava a ponto de ser demolido, e criou os jardins que se podem admirar atualmente, em plena harmonia com a arquitetura renascentista do edifício. Joachim Carvallo foi, igualmente, o fundador da "Demeure Historique" (Residência Histórica), a primeira associação que reagrupou os proprietários dos castelos históricos. Foi, ainda, um pioneiro na abertura destes monumentos ao público.


* São 52 km de jardim, que pela delicadeza de suas plantas, necessitam de cuidado manual. Existem tabuletas nas plantas explicando significados. Ao chegar no castelo, recebemos um folheto explicativo que fala sobre os jardins, explicando o significado de cada parte!!! Segundo algumas fontes, os jardins são poéticos, algumas de suas partes representam o amor trágico, o amor passageiro, o amor terno, o amor louco; uma outra parte evoca a música!!! Não foi à toa que no outro post eu disse que era uma obra de arte, lendo a historia e admirando cada detalhe você vai se perder nas belezas deste jardim!!! Num nível mais alto vemos o jardim aquático circundado de árvores cortadas, no estilo do reinado de Luis XV. Temos ainda o jardim de plantas aromáticas e medicinais. Ainda tem o horto, onde brincam, em figuras geométricas, as cores de umas vinte espécies vegetais já cultivadas nos tempos do primeiro dono do Villandry.


Acima, um pedaço do jardim aquático


2 dos quadros que retratam o amor!


Jardim de plantas aromáticas e medicinais!



Acho que você, como eu, já percebeu que o Villandry é imperdível!!!!




Nenhum comentário: