segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Arraial d'Ajuda ecoresort: na medida certa para as crianças!!!


O Arraial d'Ajuda ecoresort está localizado em Arraial d'ajuda/BA, na Praia da Ponta do Apaga Fogo. Na minha opinião um dos melhores resorts para ir com crianças. Durante este breve texto descreverei algumas de suas vantagens. Estivemos lá em duas ocasiões em setembro de 2013 e em outubro de 2014.

Uma das primeiras vantagens é a facilidade do deslocamento até lá. Saindo de Belo Horizonte, apenas uma hora de voo até Porto Seguro. Ao desembarcar em Porto Seguro é necessário apenas um transfer até a balsa que é exclusiva do hotel e que nos leva direto ao resort. A travessia de balsa é muito rápida e confortável. 

O resort possui acomodações de frente para o mar e de frente para o rio, distribuídos em dois andares. Alguns quartos possuem jacuzzi na varanda e são maiores. Nas duas vezes que fomos ficamos no andar térreo/ frente mar. Na segunda vez pedimos um apartamento próximo ao kids club, o que tornou a hospedagem ainda melhor!

Acho que a grande vantagem de ficar nos quartos com vista para o mar é que a varanda do quarto já nos conduz para a área das piscinas. Da varanda também é possível ver as crianças no Kids Club ou numa das piscinas. O fato da praia/ piscina/ kids club/ quarto estarem próximos e facilmente acessíveis é uma das coisas que mais me atraem no Arraial ecoresort. Se você esquece algo no quarto, você não precisa atravessar o hotel inteiro para ir até o quarto! Para quem tem criança esta é uma grande facilidade!!!!! Podemos ir da praia para a piscina em poucos passos e para o kids club também!!!! E o interessante é que mesmo com essa proximidade, não somos incomodados pelo barulho da movimentação externa!


                                             Esta era a vista do nosso quarto!!!!


                                                 O prédio de apartamentos!!!


 Nesta foto podemos ter a perfeita noção da proximidade entre a praia e as piscinas do resort!!!!

 O hotel funciona em regime de meia pensão, almoço e mais uma refeição, almoço ou jantar! Acho isto ótimo, ou seja, você não fica obrigado a jantar no hotel. Como o hotel está a poucos minutos do lindo Centro de Arraial d'ajuda, temos a opção de passear e jantar por lá à noite! O café da manhã é muito bom e variado. O almoço é servido em esquema de bufê e sempre vi opções de salada e grelhados. Normalmente também é preparado algum outro prato como uma moqueca. A comida é boa e as sobremesas também!

No jantar temos mais uma facilidade quando estamos com crianças. Às 18 horas é servido um jantar para os pequenos num restaurante separado, onde podemos acompanhá-las. O bufê é voltado para eles e varia de acordo com os dias. Sempre costuma ter um tipo de massa, carnes, sopas de legumes e às vezes um nuggets e batatas fritas porque os pequenos merecem de vez em quando, ne? A sobremesa costuma ser voltada para eles, gelatinas ou brigadeiros. O jantar desta maneira também facilita muito a vida dos pais. Normalmente o kids club tem atividades depois e mesmo que a criança não queira acompanhar os "tios" ela já estará mais calma para acompanhar a refeição dos pais. Além disso, se o plano é ir para Arraial d'ajuda a noite, as crianças já vão "jantadas" o que facilita a escolha do restaurante na vila. Bom, ne?

O transfer para a Vila está incluído na diária. A van que leva os hospedes sai em três horários, se não me engano, as 18, 19 e 20 horas e retornam às 21, 22 e 23 horas. Só é necessário fazer a reserva na manhã do dia que você pretende ir. Quando o hotel está mais cheio eles ampliam estes horários, colocando mais vans à disposição dos hóspedes. Acho que vale super a pena ir algumas noites em Arraial d'Ajuda que conta com bons bares e restaurantes!!! 

O jantar para os adultos é oferecido em um restaurante super charmoso e à meia luz. Normalmente dispomos de um bufê com saladas, massas mais simples e é possível pedirmos os pratos que estão disponíveis naquela noite. Normalmente são 3/ 4 opções com carne vermelha, peixe ou frango. Todas as vezes que jantamos no hotel a comida estava muito boa! Há também uma mesa de sobremesa com muitas e boas opções!

O Kids Club é outra grande vantagem do Arraial ecoresort! A estrutura é muito boa, com brinquedos na área externa e interna. Existem atividades com os "tios" durante praticamente todo o dia, mas as crianças só podem ficar desacompanhadas depois dos quatro anos de idade! Os pais devem preencher uma ficha e a criança recebe uma pulseirinha azul ou vermelha. Quem tem a azul pode ir e voltar do Kids Club desacompanhado, já quem tem a vermelha deve ser entregue pelos pais e retirada do Clubinho pelos mesmos. Até onde pude ver, eles conseguem manter o controle através dessas pulseiras! A organização e limpeza dos brinquedos chamam a atenção. Se você esqueceu baldinho para brincar na areia, é possivel pegar emprestado no Kids Club, claro que em alta temporada não deve ser tão fácil assim... rs


                                                  Parte externa do Clubinho


                                                      Parte coberta do Clubinho


                        Nesta foto é possível ver os quartos que estão próximos do Clubinho!

O resort possui três piscinas: uma maior que não é aquecida e duas menores, sendo uma delas aquecida. Essas menores são mais recentes e costumam ficar mais cheias. 


                                                     Uma das piscinas pequenas


                         Uma parte da piscina maior que fica logo em frente ao restaurante

Os hóspedes do ecoresort possuem livre acesso ao Parque aquático de Arraial d'ajuda! Fomos apenas na primeira vez que estivemos no hotel! Pra mim foi suficiente... rs... talvez não tivemos sorte, mas achei o parque aquático muito lotado e não trocaria um dia no resort por ele! O parque não abre todos os dias e por isso, é preciso informar junto à recepção quando haverá disponibilidade e agendar a ida. No dia que o parque está aberto o resort fica deliciosamente vazio... rs

Importante destacar que o resort por não ser enorme, pode ser muito bem aproveitado! As áreas externas são muito bem cuidadas! E com cantinhos deliciosos, o nosso preferido era essa "caminha" de frente para o rio, de onde era possível ver um lindo por do sol!



O resort possui ainda araras e vários pássaros! Pelo que nos explicaram tudo tem autorização do IBAMA. As araras e os micos são uma atração para as crianças!!! Todos os dias meus filhos queriam observá-los! Os micos não estão sempre por lá, aparecem em alguns horários, normalmente para "roubar" a comida que é colocada para os pássaros... rs


No resort existe uma agência que oferece vários passeios, inclusive para a famosa Praia do Espelho e Trancoso. É possível também alugar carro para conhecer a região por conta própria.

A única desvantagem do Arraial é o tempo que nem sempre colabora. Essa região da Bahia possui as chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Então, provavelmente, independente da época que você for, existe a chance de pegar uns diazinhos de chuva. Já vá preparado para isso para não ficar mau humorado!!! Nos dias de chuva a temperatura pode cair um pouco e por causa do vento pode chegar a fazer um friozinho. Nas duas vezes que fomos levei moletons para as crianças e eles não voltaram sem serem usados... rs

Por fim, a praia em frente ao resort é muito tranquila, o que é mais uma grande vantagem para quem viaja com os pequenos. Na maré baixa você estará diante de uma grande piscina!!!! Nem sempre o mar vai ter aquela cor azul que a gente tanto gosta e nem dá para esperar uma água quentinha como a de cidades do Nordeste, como Recife ou Natal! Mas também a água não será gelada como em Cabo Frio... rs 


Bom, fica a dica! Fomos duas vezes, aprovamos e voltaremos!!!

 Segue o link do resort

E aqui a resenha feita pelo Ricardo Freire no site Viaje na Viagem:
 http://www.viajenaviagem.com/2010/10/arraial-dajuda-eco-um-resort-pra-quem-nao-gosta-de-resort/


Um comentário:

Suelem disse...

Olá... esse resort é realmente lindo! Não conheço, mas estamos programando uma viagem em família (eu, meu esposo e um casal de filhos)... confesso que estou dividida entre outros resorts com all inclusive como o Iberostar Praia do Forte ou Grand Palladium Imbassai, pela facilidade na alimentação de todos e na segurança de não ultrapassar o orçamento.
Vc acha que o orçamento fica comprometido em jantares e lanches?
Trancoso por exemplo é uma cidade linda, mas com alimentação caríssima.
O que acha?