quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Chateau de Les Baux: uma viagem no tempo!

Confesso para vocês que conhecemos o Chateau por insistência do marido! Eu não tinha lido nada que tivesse me empolgado para conhecê-lo! Mas, quer saber? Foi muito bacana!!! O Lincoln se divertiu muito e no fim das contas eu também achei interessante!

O Chateau de Les Baux foi construído no século X e suas ruínas nos deixam entender um pouco de como as coisas deviam funcionar por ali!!! Apesar de quase não ter sombra e das muitas escadas para subir e descer, a caminhada vale a pena! Existem placas explicativas nos locais e é possível usar um audioguide que explica um pouco da história do lugar! Acompanhem comigo as descobertas que fizemos no Chateau!

Só a vista já vale a visita!
As janelinhas do castelo!
Além das belas vistas, as ruínas do castelo, nos mostram gigantes catapultas! Se vc tiver sorte, ainda poderá ver apresentações que mostram como elas eram usadas e as pessoas estarão vestidas a caráter! Vimos o finalzinho de uma, mas ficamos tão envolvidos que não fotografamos!




O Castelo também nos mostra como era uma típica habitação troglodita!





Em algumas partes das ruínas, existem quadros explicativos mostrando, através de desenhos, como deveria ser aquele ambiente há séculos atrás!


à direita o quadro com a
ilustração

aqui existiu uma sala de jantar


Como eu já disse, é preciso subir e descer bastante! Olhem pelas fotos! E vejam que escadas malucas não faltam!

vai encarar?


 Acabamos nos divertindo mais do que imaginávamos!







Se vc também se animou, o ingresso custou cerca de 15 euros para nós dois! Se quiser saber mais sobre o chateau, o site oficial é este aqui.


Daqui a pouco volto para contar sobre a catedral de imagens, outra preciosidade da Provence!












domingo, 19 de setembro de 2010

ConVnVençao - parte II

A segunda parte da CoVnVençao foi uma animaçao só!!! Infelizmente, nao pude participar, mas a Helo, mandou o relato e as fotos do segundo dia!!!

A proposta era percorrer 7 bares, começando por volta das 15:30 horas de sabado!!! E os trips, vestiram a camisa do bloco do torresmo e cumpriram com bravura a proposta. Foram de bar em bar, petiscando bastante e tomando uma cervejinha aqui e uma cachacinha ali!!! O percurso foi todo feito a pe, começando no bairro Sion no Bar do Antonio e terminando no Chopp da Fabrica la no Santa Efigenia, mais de 3km de pura empolgaçao!!!

Pelo visto, quem nao foi, perdeu!!! Inclusive eu...

Ficam todos convidados para participar do Comida de Buteco no ano que vem!!!

Agora fiquem com o relato da Helo!!!!

Em cada bar, gente entrava no bloco, gente saia.

Na concentração, o clima era só alegria...os participantes do grupo iam chegando aos poucos, tomando os seu assentos neste simpatico bar. O Riq não tinha almoçado e aproveitou para experimentar varios quitutes.



Bar do Antonio
O Gulherme, o nosso lider, nos presenteou com um copo do grupo do torresmo....ele antecipou que poderiamos sofrer desidratação pelo caminho...assim, para alcançar o proximo bar, nos abastecemos e seguimos em frente.

No meio do caminho tinha... cerveja!!!


No Alambique, so bebemos, nao pedimos iguarias, pois a parada seria rapida. O Ricardo experimentou a pinga famosa no coco.


Do Alambique, fomos para o Botequim da Esquina...a mesa ja estava nos aguardando e aqui a parada tambem foi rapida.


Do Botequim, rumamos para o Estabelecimento a pe, mas fugindo das ladeiras...foi o percurso mais longo...no caminho paramos para os meninos fazerem um pitstop no banheiro de um bar.

Chegamos no Estabelecimento sas e salvos e pegamos o bar na maior empolgação com um grupo de samba de raiz tocando...tinhamos um cantinho reservado vip no bar...aqui o grupo, acho, adquiriu o maior numero...nos empolgamos com o clima e acabamos ficando mais tempo do que o Guilherme tinha planejado.

Do estabelecimento, fomos para o estudio da carne...como demoramos mais do que o previsto no Estabelecimento, nao conseguimos mesa na varanda...não desanimamos, curtimos o samba que estava rolando de pé, mas tendo uma mesa de apoio para que podessemos nos servir de cerveja.



Do estudio, fomos para o Oratório...aqui as forças começaram a faltar no grupo sobrevivente, mas seguiamos dispostos a completar todo o trajeto traçado pelo Guilherme.



Do oratorio, fomos para o chopp da fabrica...pedimos um mexidão e torresmo e brindamos termos completado o percurso..o Guilherme, em gratidão de termos nos mantido ao seu lado ate o final, queria extender o trajeto para o Paco picalle. Sem dor na consciencia, ninguem do bloco aceitou..sonhavamos com a nossa cama a aquela altura!

Os sobreviventes...

O mexidao fechou a noite com chave de ouro!!!
Helo

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

ConVnVençao da Boia em BH!!!

Enfim, a bóia saiu do mar e veio para o bar!!! :)

Quem acompanha o Riq, no site da Viaje na Viagem, sabe que a bóia é a logomarca do site!!! Quem esta sempre por la, tambem sabe que quando há uma concentração de trips adeptos do Viaje na Viagem o pessoal se reúne para fazer um encontro, que costuma ser bem animado!!!

Enfim, chegou a vez de BH... O Riq avisou que vinha, o pessoal se mobilizou e a ConVnVençao começou bem animada!!! Muitos trips se reuniram na Mercearia do Lili na noite desta sexta!!! Foi um imenso prazer conhecer várias pessoas das quais antes eu so conhecia o nome e os comentários no blog do Riq!!! Foi ótimo conhecer o Rodrigo do Aquela Passagem, a animada Simone, a simpática Cláudia Matoso!!! Foi bacana demais também conhecer a Helo e o Magrinelli que se mobilizaram para organizar o primeiro dia do encontro!! Faltou o Guilherme, mas que marcará presença amanhã!! Não posso deixar de falar da presença da Dri e do Igor, amigos de longa data, que tambem estavam prestigiando a ConVnVençao!!!

E claro, foi otimo conhecer o Riq e o Nick!!! Pena que não tivemos tempo de conversar com mais calma!! O Riq é exatamente como imaginava, uma simpatia, carismático e com uma super disponibilidade, além de ter uma boa dose de paciencia com a nossa tietagem!!! rs Valeu demais te conhecer, Riq!!! O Nick é gente boa demais, super alto astral!!!

Queria ter conversado com todos e conhecido com mais calma os demais trips, mas a minha pequenina não resistiu mais à botecagem e tivemos que ir embora!!! Riq e Nick, voltem a BH mais vezes, ainda tem muita coisa para vcs conhecerem aqui por perto!!!

Mesmo com o pouco tempo que tivemos, conseguimos organizar algumas coisinhas para o encontro. O Magrinelli fez um desenho com um dos simbolos de BH e a bóia. A Helo encomendou várias mini-cachaças para distribuir para os trips que marcaram presença!! Eu dei para o Riq uma caneca com o símbolo da boia, para que ele possa lembrar deste momento de confraternizaçao com os mineiros!! Fica a dica para o Riq de criar produtos com a bóia.. olha que vai fazer sucesso!!!

Helo, eu, Riq e Magrinelli

Cachaça de lembrança

Copo da bóia!!


E claro, que preciso registrar o meu momento de tietagem com o Riq, afinal, conhecer o site dele e suas dicas, significou um upgrade na minha maneira de viajar!!!



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Saint-Remy e Les Baux: descobrindo a provence!!!

Logo cedo, partimos para Saint-Rémy. Antes de viajarmos, tinha pesquisado com afinco todas as cidades que visitaríamos, inclusive, várias cidades da Provence. Vi opiniões bem diferentes sobre Saint-Remy, algumas pessoas amavam e outras achavam sem graça. Eu fiquei no grupo das pessoas que acharam sem graça. Tudo bem, Saint-Rémy é uma cidade agradável, passear pelas ruas da parte mais central da cidade, foi interessante, mas não rolou assim um amor pela cidade, sabe??? Não consegui acha-la um cantinho especial!!! Sabe qual a maior prova disso??? Incrivelmente, é a UNICA cidade da nossa viagem da qual não tenho nenhuma foto!!!

Saint-Rémy depois de Avignon, foi a maior cidade que visitamos na Provence. Deve ser uma cidade interessante para se hospedar, vimos que tem muitos restaurantes e cafés. Como a visitamos logo cedo, não tivemos oportunidade de conhecer nenhum restaurante! Enfim, foi bacaninha passear por lá, mas não tenho mais nada para dizer!!!! :)
Como não nos encantamos por Saint-Rémy, rumamos para Les Baux!!! E a chegada em Les Baux, já nos chamou a atenção!!!






Este paredão de pedra que começamos a ver ainda na estrada, é o chateaux de Les Baux (depois falarei mais sobre ele)!!! Para chegar até a cidade, é necessário deixar o carro em um dos estacionamentos que ficam ao pé do Chateau e acabar de chegar a pé!!!!
A cidade fica lá em cima do morro e por isso, tem uma vista de tirar um fôlego que é completada por um ventinho frio e agradável!!!
Les Baux é um vilarejo mesmo. Segundo a wikipedia, tem apenas 381 habitantes. OU seja, é uma mini-cidade, as casas parecem ser de pedras, a cidade tem uma cor única que contrastava com o céu muito azul e com o verde dos campos da Provence!!! Por isso, apesar de ser um vilarejinho com cara de perdido no mundo, ADORAMOS!!!! Vejam aqui os motivos....






Ruas de Les Baux... um charme só!!!!






Gaste um tempinho admirando a bela vista que a cidade oferece!!!
Depois de admirarmos a vista e passearmos um pouco pelas pequenas e estreitas ruas, fomos conhecer o Chateau de Les Baux!!! Mas, daqui a pouco conto sobre ele porque ele merece um post a parte!!!!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Avignon: a primeira parada!


Chegamos em Avignon quase no final da tarde, depois de um dia inteirinho de viagem!!! Por isso, sabíamos que não teríamos muito tempo para conhecer a cidade. Nós ficamos hospedados no Ibis Avignon Sud. Se quiser saber mais sobre o hotel, de uma olhadinha aqui! O hotel fica localizado fora do centro de Avignon, mas optamos por ele pq custou a bagatela de 69 euros. Nos hoteis mais bem localizados ou teríamos problemas para deixar nosso carro ou pagaríamos bem mais caro! Como só ficaríamos uma noite, optamos por ficar neste Ibis mais afastadinho!


E aqui cabem algumas observações:


- Foi a maior bobagem termos dormido em Avignon, poderíamos ter ido direto para Gordes, ja que isso aumentaria pouco tempo na nossa já longa viagem e nos pouparia mais um check-in e check-out.


- Foi o maior sufoco ter ido de carro para o centrinho de Avignon. Custamos a achar um estacionamento com vagas e passamos muitos apertos nas ruas estreitíssimas da cidade. Quer um conselho? Se você for ficar em Avignon, tente ficar em um local no qual você não dependa do carro!


Vamos falar um pouquinho sobre Avignon! Com certeza, a cidade merecia mais tempo do que dedicamos a ela. Na verdade, a nossa idéia era continuarmos a conhecer a cidade no outro dia de manhã. Mas, como já tínhamos passado alguns perrengues para estacionar o carro, achamos melhor seguir viagem para as cidades menores!


Apesar do pouco tempo que tivemos, achei Avignon uma cidade linda e agradável! O Palais des Papes que é a sua principal atração, é incrivelmente grande. Infelizmente, so o conhecemos por fora, mas deu para ter uma ideia da imensidão.


Caminhamos um pouco pela cidade e conseguimos imaginar como deve ser animado o período de Julho quando há a principal festa da cidade, o Festival de Avignon!!! Depois de andarmos, sentamos na Place de l'Horloge! Esta praça é muita agradável e repleta de restaurantes! Escolhemos um deles para jantar e descansar!!! Infelizmente, anoiteceu rápido e como estávamos cansados da viagem, fomos para o hotel porque no dia seguinte a Provence nos aguardava!!!!