sábado, 24 de abril de 2010

Do Vale do Loire à Provence: muito chão pela frente!!!

Fomos brindados com um belo e gelado amanhecer no hotel!!! O que foi animador já que tínhamos pela frente quase 700 km de estrada!!! Ou seja, muito, muito chão!!!


Como já contei antes, optamos por fazer esta longa viagem de carro, conscientes de todas as desvantagens, a principal delas era que perderíamos um dia de viagem na estrada!!! Mas, levando em conta todos os fatores, achamos que mesmo assim ainda seria mais vantajoso!!! E além do mais, o marido adora dirigir em estrada e estava curiosissimo para cortar a França do centro ao sul!!!


E a experiência foi boa mesmo!!! A viagem não podia ter sido mais tranquila!!! Não vimos nenhum acidente, nem mesmo um quase acidente... situação inimaginável quando se fala em percorrer a mesma distância nas estradas brasileiras!! Além disso, foi muito interessante observar a mudança das paisagens dos lugares pelos quais passamos!!! Deu para ver a incrivel e linda diversidade da França que percorremos!!! A região mais linda sem duvida foi a proxima de St. Etienne, localizada na bela região dos Alpes!!! A estrada nessa area é linda, linda mesmo, de tirar o fôlego!!! A foto abaixo é em uma das paradas que fizemos na região, pena que ela não retrata a maravilha deste pedacinho francês!!!


Viajar uma longa distância de carro também trouxe outra vantagem: como passamos muito tempo viajando, ficamos ouvindo uma série de rádios locais e ao longo do dia ouvimos várias vezes a mesma música que acabou se tornando a trilha sonora da nossa viagem, a musica é essa aqui !!! Quando chegamos de volta ao Brasil, eu não conseguia achar nada sobre o Jason Mraz, mas pouco tempo depois, essa mesma musica virou um super sucesso por aqui e toda vez que eu estava num transito de sexta-feira aqui em BH e ouvia essa musica no radio, era imediatamente transportada para as lembranças deliciosas dessa viagem e até relaxava com a demora para chegar em casa!!!


Depois de um dia inteiro de viagem e apenas duas paradas, chegamos em Avignon até mais cedo do que imaginávamos!!!

Agora quero convida-los para curtir comigo os relatos da linda roça francesa: A Provence!!!





La Bourdaisiere: A despedida do Vale do Loire!!!


Como já disse em algum post anterior, o marido tinha muita vontade de dormir em um castelo, então por indicação de amigos nossos, escolhemos o La Bourdaisiere. Apesar de eu não curtir muitoa idéia, o La Bourdaisiere foi uma boa escolha!!! Além de ser um castelo aberto para visitação, ele também é um hotel!!! A estrutura é legal!! O nosso quarto era bem bacaninha e já tínhamos escolhido ele pelo site, já que cada quarto tem um nome e uma decoração diferente!! Escolhi o que tinha menos cara de castelo.... rs... que tinha cara de mais moderninho... já viram que não sou mesma chegada nisso, ne??? Tudo muito limpinho, organizado, MAS com um probleminha que já sabíamos por informação dos nossos amigos!! Não tem jantar no hotel, nem serviço de quarto!!! O café da manhã é servido numa sala bem "chiquetosa!, com cara mesmo de castelo, com louças lindas, mas é uma mixaria, tipo: 1 croissant, um paozinho e um suco de laranja, com complementos de uma geleinha e uma manteiguinha!!!

A parte melhor é que a area externa é deliciosa!!!! Muito agradável e bem cuidada!!! E foi no exterior do castelo que vimos o por-do-sol e tiramos muitas fotos!!!



Olha que lugar agradável!!! O ventinho frio e o por-do-sol dao um toque especial!!!!


Se vc gosta desse clima de castelo, hospedar-se em um é uma boa pedida... e não é caro como vc acha que deve ser!!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Villandry: ficha técnica

Ao conhecer o Villandry, você terá a opção de explorar só os jardins ou os jardins e o castelo propriamente dito! Portanto, você pode comprar o ingresso so para a parte externa. Como disse no post anterior, essa foi nossa opção, já que tinha lido muitos comentários na net de que o interior do castelo não valia muito a visita!!! Se você gosta só de chegar, dar uma olhada e ir embora, talvez até valha a pena entrar no castelo, mas na minha opinião os jardins merecem um tempinho para serem aproveitados, curtidos mesmo!!!! Então deixa eu colocar aqui algumas informações básicas que podem te ajudar na hora de passear por lá!!!


Cidades e castelos próximos (fonte: http://www.viamichelin.pt )

Villandry - Paris: 266 km
Villandry-Amboise: 56 km
Villandry-Blois: 94 km
Villandry-Tours: 32 km

Villandry-Chambord: 108 km
Villandry-Chenonceau: 55 km

ESTRUTURA: Não existe estacionamento que faça parte do Castelo, como no Chenonceau e no Chambord. Ou se tem, não vimos nada parecido com um estacionamento. O Villandry fica localizado em uma rua relativamente estreita e de mão dupla e às vezes estacionar pode ser um pouco difícil. Claro que vocês devem considerar que fomos em um domingo, que acredito ser um dia mais cheio mesmo. No pátio do castelo, na área dos jardins há uma lanchonete/ restaurante bem grandinha, mas achamos a mais cara das três que fomos!!! Parece que com frequência eles realizam feiras com os produtos que são produzidos nos jardins!!! Quando fomos, tinha musica e outras atividades!!!

INGRESSO: 6 euros por pessoa (SÓ para os JARDINS)

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Todos os dias de 9 às 18 horas. (esses horários podem ser modificados).

SITE: http://http//www.chateauvillandry.com/


CURIOSIDADES SOBRE O CASTELO (fonte: Wikipedia)


* O Château de Villandry, terminado cerca de 1536, foi o último dos grandes castelos construídos nas margens do Rio Loire na época do Renascimento.


* O ministro das finanças do reinado de Francisco I adquiriu o terreno onde seria erguido o castelo e para construi-lo, mandou arrasar uma velha fortaleza do seculo XII da qual restam apenas as fundações e a torre de menagem que se encontra por trás do cour d'honneur (pátio de honra). Foi nesta fortaleza que teve lugar, no dia 4 de Julho de 1189, a "Paix de Colombiers" (Paz de Colombiers - sendo Colombiers o nome de Villandry na Idade Média), no curso da qual Henrique II, Rei de Inglaterra, veio à presença de Filipe II, Rei de França, reconhecer a sua derrota.


* Em 1906, o Château de Villandry foi comprado pelo Dr. Joachim Carvallo, um médico nascido bisavô dos atuais proprietários. Este abandonou a sua brilhante carreira científica para se consagrar unicamente a Villandry. Deste modo, salvou o palácio, que se encontrava a ponto de ser demolido, e criou os jardins que se podem admirar atualmente, em plena harmonia com a arquitetura renascentista do edifício. Joachim Carvallo foi, igualmente, o fundador da "Demeure Historique" (Residência Histórica), a primeira associação que reagrupou os proprietários dos castelos históricos. Foi, ainda, um pioneiro na abertura destes monumentos ao público.


* São 52 km de jardim, que pela delicadeza de suas plantas, necessitam de cuidado manual. Existem tabuletas nas plantas explicando significados. Ao chegar no castelo, recebemos um folheto explicativo que fala sobre os jardins, explicando o significado de cada parte!!! Segundo algumas fontes, os jardins são poéticos, algumas de suas partes representam o amor trágico, o amor passageiro, o amor terno, o amor louco; uma outra parte evoca a música!!! Não foi à toa que no outro post eu disse que era uma obra de arte, lendo a historia e admirando cada detalhe você vai se perder nas belezas deste jardim!!! Num nível mais alto vemos o jardim aquático circundado de árvores cortadas, no estilo do reinado de Luis XV. Temos ainda o jardim de plantas aromáticas e medicinais. Ainda tem o horto, onde brincam, em figuras geométricas, as cores de umas vinte espécies vegetais já cultivadas nos tempos do primeiro dono do Villandry.


Acima, um pedaço do jardim aquático


2 dos quadros que retratam o amor!


Jardim de plantas aromáticas e medicinais!



Acho que você, como eu, já percebeu que o Villandry é imperdível!!!!




terça-feira, 13 de abril de 2010

Jardins do Villandry: uma obra de arte



Villandry foi o terceiro e último castelo que conhecemos!!!! Os jardins de Villandry são famosos pela sua beleza mas eu ja tinha lido na net que seu interior não valia tanto a visita!!! Por isso, optamos por conhecer apenas a parte externa. E não se preocupe, achando que isso é pouco porque os jardins são uma maravilha e curti-los é um programa muito agradável!!!




Passamos um bom tempo admirando cada pedacinho do jardim, mas como era domingo, estava cheio e as vezes era necessário disputar um pouquinho alguns cantinhos mais especiais, mas nada que tirasse o charme do lugar!!!! Além de ser domingo, estava tendo uma feira das coisas que são produzidas no jardim, então estavam sendo vendidas aboboras e afins. Sim, uma parte dos jardins é composta por coisas comestíveis e com uma apresentação admirável!!!



Foi em Villandry que aconteceu uma situação engraçada daquelas que acabam virando causos de viagens. Prestem atenção na esperteza da blogueira que vos escreve: Quem esta acompanhando os ultimos posts, percebeu que antes de irmos para o Villandry, fomos conhecer o castelo de Chenonceau!!! Por isso, já chegamos no Villandry por volta de 13horas e sem almoço!!! Detalhe: este é um costume do marido, ele simplesmente esquece de comer em viagens e quem me conhece, sabe que eu sem comida, não sou a pessoa mais bem humorada do mundo!!! Mas tudo bem, como o lugar é lindo, até que a fome foi despistada por algumas boas dezenas de minutos!!! Passeamos, passeamos, mas lá pelas 3 horas da tarde, eu ja nao era a pessoa mais feliz do lugar e o mau humor começou a tomar conta da minha pessoa e o marido sabia que a unica saída era providenciar a alimentação o mais rapido possível antes que o stress começasse a dominar!!! Eis que encontramos uma enorme lanchonete/restaurante no Castelo!!! Oba!!! Problema resolvido!!!
Imaginem uma pessoa ansiosa por ver o cardapio, agora imaginem um cardápio com vários sanduíches e imaginem que um desses sanduiches era composto por uma dezena de ingredientes!!!! Imaginem uma pessoa faminta que ve um sanduiche com uma dezena de ingredientes!!! Claro que a pessoa escolheria o referido sanduiche... uma super baguete com vários ingredientes escritos em francês!!! Até aquele dia, eu olhava na maior paciencia, ingrediente por ingrediente no dicionario que levamos para nao cometer gafes ou tentava me comunicar com o garçon para entender do que os pratos eram compostos!!! Mas naquele momento meus amigos, isso nao foi possivel, nao olhei o significado das palavrinhas e muito menos perguntei para o garçon que tinha cara de frances mau humorado, trabalhando domingo em um lugar lotado!!!! E pedi o super sanduiche!!!!
Acho que todo mundo tem aquele grupo de comidas q simplesmente nao desce, ne??? e eu tenho o meu.. coisas que nao suporto nem sentir o cheiro e nao quero nem saber se isso é chique ou é a comida local, simplesmente nao como!!!! Imaginem agora o super sanduiche chegando e os olhinhos da esfomeada brilhando, quando de repente eu sinto aquele cheirinho, aquele que eu nao podia sentir naquela hora: cheiro de queijo de cabra!!!! AAARRRGGGHHH!!! Desculpe se vc gosta, mas eu simplesmente DETESTO!!!! Para mim, isso nao é comestível e nao adianta me dizer que é chique ou tradicional pq pra mim é ruim e ponto!!!!! Agora imaginem uma pessoa faminta que descobre que seu super sanduiche tem como ingrediente principal o queijo de cabra, ou melhor o CHEVRE!!!! Jamais esquecerei essa palavrinha e se voltar mil vezes à França a verei a distâncias!!!! Quer um conselho??? Quando viajar aprenda rapido os nomezinhos dos ingredientes detestaveis para nao ter que ficar sem o seu super sanduiche na hora que vc esta morrendo de fome!!!!!!!








sábado, 3 de abril de 2010

Fora do ar..

Pessoal, me desculpem pela demora para escrever novos posts!! Estamos de mudança e nao esta dando para parar e escrever com calma!!! Assim que eu conseguir colocar as coisas em ordem, volto com mais Vale do Loire e em seguida: Provence, Cinque Terre, Toscana e Roma!!! Nao deixem de me acompanhar!!!