quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Planejando a primeira viagem à Europa

Planejar a primeira viagem à Europa tem sido uma experiência deliciosa!!!

O primeiro desafio foi escolher quais cidades queriamos conhecer e quantos dias ficaríamos em cada uma... do primeiro roteiro até o definitivo, estudamos várias possibilidades!!! Paris, Roma, Barcelona, Londres, Viena, Grécia, Alemanha, Suiça, Provence, Toscana... quando você pensa em ir a primeira vez para o Velho Mundo acaba tendo o ímpeto de conhecer tudo aquilo que você sempre desejou de uma só vez e ai acaba descobrindo que desse jeito é melhor você ficar um ano por lá ou senão fazer uma viagem pinga-pinga, um verdadeiro maraturismo!!!!


Foi no meio dessa indecisão, que a Dri e o Igor, um casal de amigos, me deu a dica mais importante de todas, para organizar a nossa viagem: o blog do Ricardo Freire, http://www.viajenaviagem.com/ . Só tenho a dizer que foi um dos melhores achados virtuais dos últimos tempos!!! O Riq e sua tripulação foram fundamentais para obter dicas preciosíssimas e fundamentais!!! Se você ainda não conhece esse blog maravilhoso, não deixe de passar lá!!!
Depois de muito ler, pensar e sonhar (sim, é preciso sonhar tb!!!) decidimos nosso roteiro, compramos as passagens e fizemos todas as reservas pela net!!! Os sites fundamentais para isso, alem do recomendadissmo Viaje na Viagem e dos blogs das demais pessoas que o frequentam, foram http://www.booking.com/ , http://www.venere.com/ , http://www.tripadvisor.com/ , os dois primeiros para fazer as reservas de hoteis e o terceiro para ler as resenhas feitas pelos viajantes dos hoteis!!! E recomendo os tres porque nao tive nenhum problema com as reservas e porque os comentarios realmente batiam com as impressoes que eu tive!!!
Para fazer o roteiro de carro, foi essencial o http://www.viamichelin.com/ perfeito em relacao as distancias e com boa estimativa dos custos de combustivel e pedagio!!!! Alugamos o carro pela http://www.europcar.com/ ainda aqui no Brasil!!!
Compramos passagem de trem Florença-Roma no http://www.trenitalia.it/ pegamos uma boa tarifa e nao tivemos nenhum problema, foi so levar o papel da reserva para o trem, com um codigo que vem impresso e pronto!!!!
Compramos ingressos pela net para a Galleria Ufizzi e para a Acaddemia, ambos em Florenca e economizamos um bom tempo na fila!!!! Para saber como fazer é so da um pulinho no Viaje na Viagem!!!
OU seja, tudo organizado com antecedencia e muito bem estudado para que pudessemos aproveitar ao maximo os 25 dias que viriam pela frente!!! e deu tudo certo... acompanhe conosco essa viagem maravilhosa!!!
Em tempo, hoje, dia 10/05/2010, vi um artigo do Ricardo Freire que devia ser lido por qualquer pessoa que está planejando alguma viagem. Recomendo que vocês leiam e pensem sobre os pontos que ele fala: http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,cuidado-com-a-sindrome-do-overplanning,550072,0.htm